UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Reposição de hormônio traz risco de asma

DO "INDEPENDENT"

Mulheres que participam de terapia de reposição hormonal têm maior risco de ter asma grave, alertam cientistas noruegueses.
A descoberta, divulgada no congresso anual da Sociedade Respiratória Européia, aumentou a controvérsia sobre os riscos da reposição hormonal, utilizada por mulheres durante a menopausa.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Bergen (Noruega), mulheres acima de 45 anos que passam por terapia de reposição hormonal têm de 40% a 50% mais possibilidade de desenvolver asma e 30% mais chance de sofrer de outras doenças respiratórias, como a rinite alérgica.
Os cientistas estudaram 2.589 mulheres que vivem na Escandinávia, na Estônia e na Islândia.
"Achamos uma ligação definitiva entre asma e reposição hormonal", diz Cecilie Svanes, pesquisadora que liderou o estudo.
Alguns especialistas acreditam que a descoberta só mostra que mulheres com asma tem mais tendência a precisar de reposição hormonal. No entanto, a Agência Européia de Avaliação de Medicamentos, em meio à pressão pelo banimento da terapia, começou um processo para rever sua avaliação do tratamento.


Texto Anterior: Biotecnologia: Nova levedura acelera produção de álcool
Próximo Texto: Programa nuclear: Brasil começa enriquecimento de urânio para usinas Angra 1 e 2
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.