São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Complexo no PI é ícone do Brasil pré-histórico

DE SÃO PAULO

O Parque Nacional Serra da Capivara talvez empate com a região de Lagoa Santa (MG) na disputa pelo título de complexo pré-histórico mais importante do Brasil, mas sai na frente no quesito "ícone".
A vantagem é dada pela variedade das pinturas rupestres, que retratam de forma vívida animais (alguns dos quais possivelmente representantes dos megamamíferos extintos no fim da Era do Gelo) e humanos em cenas de sexo, caça, dança e rituais.
Para a fama do complexo no Piauí também concorrem as polêmicas arqueológicas. A maioria dos pesquisadores concorda que a ocupação ali é muito antiga, talvez remontando aos últimos milênios da Era do Gelo, há cerca de 15 mil anos.
Mas os especialistas que trabalham no parque vão além. Para eles, há sinais claros de presença humana entre 50 mil e 100 mil anos atrás. Essa proposta contraria os modelos mais aceitos sobre a chegada do Homo sapiens ao continente americano.


Texto Anterior: Técnica recria pintura rupestre em 3D
Próximo Texto: Relatório da ONU propõe "CPMF do clima"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.