São Paulo, terça-feira, 08 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caçar e coletar já foi melhor do que o cultivo

DE SÃO PAULO

A criação da agropecuária na pré-história foi um desenvolvimento tão impactante na história humana, que deixar de ser um caçador-coletor nômade para se tornar um agricultor sedentário sempre foi considerado melhor.
Mas o pesquisador Samuel Bowles, , do Instituto Santa Fé, EUA, e da Universidade de Siena, Itália, resolveu quantificar o retorno calórico das duas atividades comparado ao gasto energético delas.
A conclusão é que o cultivo de cereais pelos primeiros agricultores não era mais produtivo do que o forrageamento.
Ou seja, em vez de uma explicação "tecnológica", a passagem para a agricultura precisaria ser esclarecida por fatores sociais.
Não há dúvida de que a agricultura permite maior produtividade por espaço. Mas a produtividade do trabalho e o seu fruto são outra história, lembra Bowles.
Ele coletou dados de sociedades recentes que praticavam agricultura muito simples e de caçadores-coletores atuais, além de dados arqueológicos.
O resultado: os primeiros cultivares de cereais, iniciados há 12 mil anos, eram pouco produtivos. Já a dieta do caçador-coletor era mais variada e com maior teor de proteína. (RBN)


Texto Anterior: Homem moderno surgiu no sul da África, diz estudo
Próximo Texto: Agricultura primitiva resultava em dieta pobre em nutrientes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.