São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passagem de Vênus pelo Sol é visível até 8h32

DA REPORTAGEM LOCAL

A passagem de Vênus na frente do Sol -um fenômeno que acontece em média apenas duas vezes em cada século- ocorre hoje e já terá começado antes mesmo do nasce do Sol, mas será possível observá-lo até 8h32, quando Vênus termina seu trânsito pelo disco solar. Em tese, é possível perceber o planeta a olho nu, como uma pequena mancha sobre o Sol -mas é preciso usar um filtro, como uma chapa de radiografia ou um filme velado, para que o brilho da estrela não ofusque.
A melhor forma de observar, entretanto, é com o auxílio de um instrumento óptico -uma luneta ou um binóculo. Mas cuidado: não olhe diretamente para o Sol com eles, pois a intensidade da luz pode até mesmo cegar. Em vez disso, use um anteparo (como uma cartolina branca) atrás do instrumento e observe o fenômeno pela projeção que aparecer.
Caso o dia esteja encoberto, será possível acompanhar o fenômeno pela internet. Internacionalmente, o ESO (Observatório Europeu do Sul) oferece um site que terá boas imagens do trânsito (www.vt-2004.org). No Brasil, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) estará transmitindo imagens ao vivo, em www.fcc.univap.br/~venus/.
No passado, os trânsitos de Vênus eram usados para calcular a distância Terra-Sol. Hoje, servem como teste para técnicas de observação de planetas extra-solares. A última vez que o disco venusiano se interpôs ao solar foi em 1882. A próxima ocorrerá em 2012, mas será invisível no Brasil. (SN)


Texto Anterior: Astronomia: Físico "remasteriza" paisagem venusiana
Próximo Texto: Opinião: Gaia precisa da energia nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.