São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão de agência ambiental ajuda Obama a driblar Senado

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) declarou ontem que gases do efeito estufa representam uma ameaça à saúde e ao bem estar da população americana. O pronunciamento abre espaço para que o governo federal comece a regular a emissão de gases mesmo sem o aval do Congresso.
A data do anúncio coincide com o início do encontro em Copenhague. Na prática, a medida permite que o presidente Barack Obama argumente, por lá, que os EUA estão se esforçando contra as suas emissões.
O governo já afirmou que prefere uma regulamentação obtida no Congresso. Mas, depois de uma aprovação apertada na Câmara dos Representantes, o projeto de lei sobre o assunto está parado no Senado.
Para o Greenpeace, a medida mostra que a EPA pode ter papel crucial contra a catástrofe climática. Eles esperam que Obama apresente metas de redução de emissões mais audaciosas em Copenhague. A atual é de um corte de 4% até 2020.
Com base em uma decisão da Suprema Corte de 2007, a agência afirma que poderá estabelecer padrões para regular as emissões de gases-estufa de novos veículos leves.


Texto Anterior: Conferência abre com EUA na berlinda
Próximo Texto: E-mails roubados opõem árabes e nações insulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.