São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMÁTICAS

COPA LIMPA 1
A Fifa e a África do Sul anunciaram que pretendem neutralizar a emissão de carbono da Copa de 2010. Ao menos 18 das 32 seleções -Brasil, Argentina, EUA e França inclusive- aceitaram promover iniciativas para compensar o CO2 emitido no evento, estimado em oito vezes o do Mundial da Alemanha (a conta alemã excluiu as viagens aéreas rumo à sede).

COPA LIMPA 2
A ideia é aumentar a eficiência dos transportes e coletar dinheiro para dez projetos "verdes" no país africano. O custo é estimado em US$ 50 milhões, e torcedores também terão acesso a um dispositivo para calcular suas emissões e doar, disse à Folha Dora Nteo, do Ministério do Ambiente e Turismo. O Brasil está acompanhando o plano de olho em 2014.

BOQUINHA
Uma pessoa envolvida na organização da cúpula do clima afirma ter recebido "muitos pedidos" de políticos brasileiros de credenciais de última hora para a conferência em Copenhague, os quais não pôde contemplar por estarem fora de sua jurisdição. As destinatárias, afirma, seriam as mulheres dos funcionários públicos. A delegação brasileira para a cúpula do clima tem 725 membros.

DOADOR
O Brasil assina amanhã com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) um acordo para transferir para outros países tropicais a tecnologia do Inpe de monitoramento de florestas. O país é o mais avançado do mundo nesse item vital para o Redd (mecanismo de redução de emissões por desmate).

MÃO-LEVE
Depois da invasão de hackers na caixa de e-mails de climatologistas da Universidade de East Anglia, estranhos invadiram o escritório de Andrew Weaver, cientista canadense da Universidade de Victoria que é membro do IPCC -inclusive se disfarçando de funcionários da instituição. Um computador velho chegou a ser roubado, informou o site do jornal britânico "The Guardian".

E O FÓSSIL VAI PARA...
Os países desenvolvidos receberam coletivamente o já tradicional troféu Fóssil do Dia na abertura dos trabalhos em Copenhague. Concedido pela rede de organizações ambientalistas Climate Action Network, o "prêmio" costuma ser dado aos países que mais atravancam as negociações sobre a questão climática.


Texto Anterior: Lula planeja ajuda a quem não desmatar
Próximo Texto: Marinha decide que Brasil ficará com dois navios na Antártida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.