São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Japonês que come golfinho tem mais mercúrio no sangue

Sea Shepherd - 06.out.03
Pescadores massacram golfinhos na vila de Taiji, Japão

DA ASSOCIATED PRESS

Os moradores da cidade japonesa cuja caça aos golfinhos foi mostrada no documentário "A Enseada" têm níveis perigosamente altos de mercúrio no sangue. Segundo um laboratório do governo, isso se deve ao consumo da carne desses animais.
Os níveis do metal detectados em residentes de Taiji estão acima da média japonesa, mas até agora ninguém sofreu efeitos tóxicos, segundo o Instituto Nacional para Doença de Minamata.
Os testes foram feitos com 1.137 voluntários, quase um terço da população local.
O mercúrio é tóxico e se acumula na cadeia alimentar. Predadores como baleias e golfinhos, tendem a ter os níveis mais altos.
O metal afeta o desenvolvimento do cérebro de fetos e bebês. O Ministério da Saúde recomenda que grávidas não comam mais de 40 gramas de carne de golfinho por mês.
Taiji é alvo de protestos de ambientalistas há anos, e ficou mundialmente famosa depois que "A Enseada" expôs o massacre anual de golfinhos por seus pescadores. O filme ganhou o Oscar de melhor documentário.


Texto Anterior: Engenheiros falham em fechar poço de petróleo submarino
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Daniel Dennet: As pessoas têm de aprender a conviver com os "sem-deus"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.