UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica da RNAi é nova forma de estudar genoma

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Faz pouco mais de cinco anos desde que os princípios da RNAi começaram a ser desvendados, mas a técnica já é apontada como um dos principais mecanismos para entender e, quem sabe, controlar o código genético.
A técnica não atua sobre a coleção completa de genes de um organismo, mas sobre a parte dela que está sendo usada pela célula. Isso é feito com ajuda dos tradutores bioquímicos da célula, as moléculas de mRNA (RNA mensageiro), que transmitem a sequência de letras do DNA para as máquinas produtoras de proteínas, os ribossomos. É essa sequência que indica quais proteínas devem ser montadas.
Ao contrário do mRNA, os RNAs de interferência têm cadeia dupla. Ao serem inseridos na célula, eles voltam a ter fita única e se acoplam ao mRNA do gene a que correspondem, impedindo que ele seja "lido" pelos ribossomos.
Dessa forma, o gene é desativado. A esperança é aproveitar o princípio para desligar trechos de DNA relacionados a doenças sem precisar alterá-los. (RJL)


Texto Anterior: Biotecnologia: RNA investiga gene em milhares de células
Próximo Texto: Nanotecnologia: Grupo dos EUA "toca" guitarra microscópica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.