São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor do estudo é especialista em Santos Dumont

DA REPORTAGEM LOCAL

O físico Henrique Lins de Barros, 57, às vezes aparece onde menos se espera. Ele é mais conhecido como especialista na vida e na obra de Alberto Santos Dumont -já publicou vários livros sobre o assunto-, mas essa especialização na verdade começou como hobby.
O interesse foi despertado depois que ele decidiu construir um modelo em escala do Demoiselle, o avião mais bem-sucedido do inventor brasileiro, e não conseguia encontrar as informações necessárias. Iniciou um esforço de pesquisa que segue em andamento e espera poder falar ainda mais sobre o assunto em 2006, quando ocorrerá o centenário do primeiro vôo de Santos Dumont com o 14-Bis. "Ele é um importante nome para se falar da contribuição científica brasileira, que é bastante grande", diz.
Na física, mesmo, seu maior interesse é o magnetismo -que costura seus últimos estudos. Além da pesquisa com pinturas, Lins de Barros recentemente publicou um trabalho sobre uma espécie singular de bactéria, que, além de magnética, parece ser multicelular -uma afronta aos livros de biologia, que definem bactérias como seres unicelulares. (SN)


Texto Anterior: Tecnologia: Imagem magnética aponta pintura falsa
Próximo Texto: Biologia: Técnica de análise metabólica aperfeiçoa a genética de plantas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.