São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anticoncepcionais fazem com que mulheres evitem machões

Elas passam a preferir homens mais paternais, dizem cientistas europeias

RICARDO MIOTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É difícil ser machão no século 21: as mulheres de hoje se sentem menos atraídas por eles. A culpa, dizem cientistas europeias, é dos anticoncepcionais.
Atração sexual é mais, claro, do que uma mera escolha racional. Ela está muito relacionada, por exemplo, aos hormônios.
Um sinal disso é que voluntárias, quando estão ovulando, tendem a manifestar maior atração por homens dominantes, masculinos, até brigões -algo como um Clint Eastwood ou um José Mayer.
Já quando elas não estão, tendem a preferir figuras mais paternais, que aparentem oferecer recursos e proteção -talvez um William Bonner.
Como as pílulas anticoncepcionais nada mais fazem do que barrar a ovulação, os Eastwoods do mundo saem perdendo. Quem chama a atenção para isso são duas bonitas loiras, em artigo na revista "Trends in Ecology and Evolution". Virpi Lummaa, 35, é finlandesa. Já Alexandra Alvergne, 29, é francesa, mas ambas trabalham na Universidade de Sheffield, que fica no Reino Unido.
"Se Mel Gibson [na comédia "Do Que as Mulheres Gostam", em que conseguia escutar os pensamentos das mulheres] tivesse lido trabalhos da nossa área, não precisaria tanto ler a mente feminina", diz Alvergne.
Elas ressaltam que as conclusões valem para a atração pontual, momentânea -relações de longo prazo ainda não foram estudadas. "Esperamos encorajar estudos para saber se a pílula afeta a satisfação e a durabilidade dos casamentos." É preciso, também, saber quanto "a simples atração está ligada à escolha real de parceiros".
Assim sendo, vale dizer que a atração que os homens sentem também é influenciada pelo ovulação feminina.
Um estudo de 2007 mostra bem isso. Pesquisadores acompanharam 18 strippers americanas por 60 dias -tudo pela ciência. Descobriram que elas recebiam cerca de US$ 185 por noite quando estavam menstruando, contra US$ 335 na época da ovulação -e também que não ganhavam tão mal.
Ainda não se sabe, porém, como isso acontece -talvez mulheres se comportem de forma diferente quando ovulam.

Darwin explica
Ao longo de milhares de anos no meio do mato, os comportamentos humanos foram moldados para que fosse possível oferecer aos filhos duas coisas.
Uma era proteção. Para as mulheres, que investem muito mais em cada filho (afinal, gastam bem mais tempo para colocar um no mundo), sempre foi interessante estar perto de homens que cuidassem deles com carinho e bons recursos.
A outra era bons genes -típicos de homens dominantes, "alfa", ainda que eles não estivessem dispostos a cuidar dos filhos que espalhavam por aí.


Texto Anterior: Dupla de brasileiros decifra o genoma de levedura do álcool
Próximo Texto: +Marcelo Gleiser: Einstein e o Antropólogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.