São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A COPENHAGUE

Países vulneráveis prometem esverdear suas economias

Efe/Governo dasMaldivas - 17.out.09
Ministros das Maldivas se reúnem debaixo d’água

DA ASSOCIATED PRESS

Um grupo de 11 países vulneráveis aos efeitos do aquecimento global pediu ontem aos líderes mundiais que cheguem a um acordo vinculante contra emissões de gases-estufa em dezembro, na conferência de Copenhague.
Bangladesh, Barbados, Butão, Gana, Quênia, Kiribati, Maldivas, Nepal, Ruanda, Tanzânia e Vietnã -grupo autointitulado V11- prometeram anteontem, no Fórum dos Países Vulneráveis, nas Maldivas, que esverdearão suas economias como parte de sua contribuição para resolver a crise do clima.
Em troca, eles querem que os países desenvolvidos contribuam com 1,5% de seu PIB para financiar o combate e a adaptação ao aquecimento global nos países pobres.
O líder do grupo é o presidente das Maldivas, Mohamed Nashid. Ele já organizou uma reunião ministerial submarina no mês passado para protestar contra o aumento do nível do mar, e prometeu que seu país se tornará neutro em carbono.


Texto Anterior: Gene "ensinou" fala a cérebro, diz estudo
Próximo Texto: Energia: EUA cortariam 7% do CO2 com casas eficientes, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.