São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não há consenso sobre número de ameaçados

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há consenso sobre o número real de anfíbios em risco de extinção no Brasil. Há três listas com dados divergentes.
A lista oficial do Ibama (órgão ambiental do governo federal), por exemplo, aponta 15 espécies ameaçadas e uma já extinta. No entanto, há quem conteste a manutenção da espécie Phyllomedusa ayeaye, a perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada, na relação. Estudos mostram que as áreas de distribuição geográfica da espécie são maiores e que ela não está ameaçada.
A lista do Ibama foi publicada em 2003 e, depois, o GAA (Avaliação Global de Anfíbios) convidou um grupo de brasileiros para fazer nova análise.
A equipe concluiu que o número de espécies sob risco no país era 24. Alguns pesquisadores questionam a inclusão de espécie Physalaemus atlanticus, a rãzinha-da-praia, na lista. Ela pode ser vista na costa Sudeste, de Santos até Parati.
O GAA, porém, ainda fez uma terceira lista, com um número bem maior de anfíbios ameaçados no Brasil -a lista tem cerca de cem espécies. A relação foi alvo de críticas de brasileiros.

Extinção por fungo
O fungo quitrídio por enquanto não amedronta pesquisadores com a possível extinção de anfíbios no país. Em algumas áreas, como Monte Verde e Camanducaia (MG), os animais estão muito infectados. No entanto, os sintomas da doença não têm sido verificados. "O fungo parece atualmente coexistir com várias espécies sem causar maiores danos", diz a pesquisadora Ana Carnaval.
Segundo ela, as investigações continuam, e pesquisadores envolvidos com o tema em breve terão novos resultados sobre o parasita em populações brasileiras, inclusive na Amazônia.


Texto Anterior: Brasil tem salto em descoberta de sapos
Próximo Texto: Deixa eu te ouvir, peixe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.