São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMATAS

Grupo quer fim de chimpanzé em propaganda

DO "INDEPENDENT"

Sete primatólogos, entre eles a inglesa Jane Goodall, lançam hoje um manifesto pedindo que chimpanzés deixem de ser explorados pela mídia. Publicado hoje na revista "Science", o texto acusa publicitários de retratarem esses macacos como "subumanos frívolos" para uso como objeto de diversão e ridicularização.
Vestir chimpanzés ou treiná-los para exibir habilidades humanas daria às pessoas a impressão de que essa espécie não está em risco de extinção.
Os cientistas baseiam o manifesto em uma pesquisa feita com visitantes do Zoológico do Parque Lincoln de Chicago, EUA.
Ela liga essa prática a uma percepção errada sobre o risco que o macaco corre. Segundo a pesquisa, 90% dos visitantes do zôo sabiam que gorilas e orangotangos são espécies ameaçadas, mas apenas 72% das pessoas sabia dos riscos para os chimpanzés.


Texto Anterior: Represa explica "sumiço" do nível do mar
Próximo Texto: América teve seis "Evas" que viveram há 20 mil anos, dizem cientistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.