São Paulo, domingo, 15 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking da ciência entra na terceira fase

da Redação

A Folha inicia agora, com a matemática, a química e a biologia, a terceira etapa do primeiro levantamento sistemático, feito pela imprensa brasileira, dos nomes dos pesquisadores do país com trabalhos de maior relevância junto à comunidade científica.
Já foram relacionados nomes de pesquisadores em matemática, química e biologia com mais de 200 citações de artigos científicos.
Esses dados foram extraídos da base "SCI Citation Databases", do "Science Citation Index" (SCI), do Instituto para a Informação Científica (ISI), dos EUA.
A fim de evitar eventuais imprecisões em seu trabalho, a Folha solicitará por carta ou por e-mail, aos cientistas preliminarmente selecionados, o envio de suas listas de publicações científicas.
Os pesquisadores brasileiros das áreas de matemática, química e biologia com mais de 200 citações no "SCI" que não forem contactados pela Folha até o dia 30 deste mês poderão enviar suas listas ao jornal.
Aos cientistas com mais de 200 citações que enviarem suas listas, a Folha fornecerá um levantamento completo de suas citações após a conclusão do trabalho.
As listas de publicações científicas devem ser enviadas por carta registrada para a Folha até 15 de dezembro próximo, para: Folha de S. Paulo, Editoria de Ciência, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.

Critério qualitativo
O trabalho começou em maio último com a área de física e, posteriormente, com a de bioquímica, nas quais foram também selecionados os nomes de pesquisadores com mais de 200 citações.
Esse levantamento deverá ser concluído até meados de 1999 e deverá ser usado para subsidiar análises e publicações sobre a produtividade de instituições e de cientistas brasileiros.
O critério para inclusão dos nomes de cientistas nessa relação não é meramente quantitativo, ou seja, baseado somente no número de publicações. O levantamento se baseia na relevância desses estudos.
A avaliação da relevância de um estudo no âmbito da comunidade científica se baseia no número de citações que ele recebe em outras pesquisas, divulgadas por meio de publicações consideradas de alto nível.
Desde 1963, o "Science Citation Index" relaciona todas as citações de estudos nas publicações científicas credenciadas pelo ISI. O instituto foi fundado em 1958, em Filadélfia, nos Estados Unidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice