São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Tratado será composto de vários textos

DOS ENVIADOS A COPENHAGUE

Qualquer que seja o resultado da conferência de Copenhague, uma coisa é certa: ele não será escrito em um texto só, mas num conjunto de textos.
Para começar, o acordo do clima se negocia em dois "trilhos", ou blocos: o LCA, que define os compromissos para os países em desenvolvimento e os EUA, e o protocolo de Kyoto, que dita ações dos países industrializados.
Dentro do LCA, há um texto para a chamada "visão compartilhada". É o mais importante documento da COP-15: nele estão expressos os compromissos globais de corte de emissões até 2050 (50%, 85% ou 90%, a decidir), as metas dos países desenvolvidos até 2020 e o objetivo de limitar o aquecimento a 2C até 2100, além de finanças, tecnologia e adaptação.
Outro texto trata só de florestas e auxílio à redução das emissões por desmatamento. Outro, ainda, trata de agricultura.
Além desses rascunhos, propostos pelo chefe do LCA, Michael Zammit Cutajar, circularam ontem dois novos textos, propostos pela Dinamarca. Eles resumem o LCA e Kyoto.


Texto Anterior: Protestos cercam reunião, e mais 230 são presos
Próximo Texto: Climáticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.