UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos criam teste de detecção rápida

DA REDAÇÃO

Cientistas americanos desenvolveram um novo método para diagnosticar rapidamente a pneumonia misteriosa. O teste de detecção estará disponível em uma semana ou, no máximo, dez dias, segundo o secretário de Saúde dos EUA, Tommy G. Thompson.
"Cientistas do centro de Atlanta [CDC, Centros para Controle e Prevenção de Doenças] desenvolveram três testes para determinar imediatamente se as amostras de doentes hospitalizados confirmam que eles contraíram a Sars", disse o secretário, numa entrevista coletiva conduzida em Roma, onde foi assinar um acordo de cooperação médica entre Itália e Estados Unidos.
"Muitos dos casos registrados no mundo são de pessoas com sintomas. É possível que, uma vez que os doentes sejam submetidos ao teste, se comprove que efetivamente não sofrem de Sars. Como se trata de um novo coronavírus, não tínhamos testes de detecção", afirmou Thompson.
Um teste de detecção rápida do vírus já existe na Alemanha. No Brasil, cientistas da USP estão desenvolvendo um diagnóstico do tipo, que deve estar pronto nos próximos dias.


Texto Anterior: Epidemia global: Índia relata 1º caso de pneumonia asiática
Próximo Texto: Arqueologia: Chineses encontram escrita mais antiga do mundo, com 9.000 anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.