UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova classe de medicamento pode combater diabetes com pílulas

MAGGIE FOX
DA REUTERS

Pesquisadores anunciaram ter encontrado uma nova classe de drogas que pode atacar o diabetes em mais de uma frente -e que poderia até ter a forma de pílula.
Eles só testaram o medicamento em ratos e camundongos até agora, o que significa que anos de desenvolvimento ainda serão necessários, mas os cientistas dizem que a medicação pode oferecer uma alternativa a algumas das drogas que muitos pacientes de diabetes precisam tomar.
"Neste momento, esse tipo de droga não permitirá que substituamos a insulina", alertou Joseph Grippo, vice-presidente da gigante farmacêutica Roche, que conduziu a pesquisa. "Estamos visando as populações com diabetes tipo 2 antes que eles tomem insulina", complementou.
Pacientes com diabetes tipo 2 produzem naturalmente muito pouca insulina e têm muita glicose em seus corpos.
O novo composto estimula o pâncreas a liberar mais insulina e evita que o fígado produza glicose em excesso. Pacientes com diabetes muitas vezes tomam dois remédios para isso.
O diabetes tipo 2, que afeta cerca de 135 milhões de pessoas no mundo todo, pode muitas vezes ser prevenida ou controlada em seus estágios iniciais, com dieta cuidadosa e exercício, mas os pacientes em muitos casos precisam de várias drogas para manter o problema sob controle.
Os pesquisadores esperam obter autorização para iniciar testes com humanos em um ano. Os resultados do estudo estão na edição de hoje da revista científica americana "Science".


Texto Anterior: Medicina: Gene faz relação entre depressão e estresse
Próximo Texto: Espaço: Mars Express faz despedida da Terra em teste de instrumentos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.