UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

OMS acha que ainda é cedo para comemorar avanço no combate à doença

Grupo de Hong Kong acusa vírus por pneumonia fatal

DA REDAÇÃO

A epidemia misteriosa conhecida como síndrome respiratória aguda grave foi finalmente relacionada com um agente causador por médicos de Hong Kong. Segundo o microbiologista John Tam, a doença é causada por um paramixovírus, que pertence à mesma família do vírus do sarampo e de doenças de animais.
"A forma do vírus mostra que ele pertence à família dos paramixovirídeos", disse Tam. A afirmação dos pesquisadores de Hong Kong confirma a suspeita de médicos alemães que haviam atribuído a doença, que começa com sintomas parecidos com uma gripe e pode evoluir para uma pneumonia mortal, ao mesmo tipo de vírus. O resultado também é corroborado por cientistas atuantes em Cingapura.
A Organização Mundial da Saúde, entretanto, afirma que ainda é cedo para tirar conclusões sobre os melhores tratamentos, ou até mesmo as causas da síndrome.
Não há tratamento conhecido para os paramixovírus, mas os pesquisadores esperam que a descoberta ajude no rápido diagnóstico dos pacientes e na criação de uma vacina para combater a "pneumonia misteriosa", como tem sido chamada a doença.
Os números da Organização Mundial da Saúde relativos à disseminação da enfermidade acusavam pelo menos 264 casos e nove mortes, mas os relatos de novas contaminações continuam chegando. Esse número não inclui, por exemplo, o primeiro relato de uma pessoa contaminada na Romênia, reportado ontem. Outras contagens chegam a dar como 14 o número de mortos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Gás-estufa altera pressão do ar, afirma estudo
Próximo Texto: Obesidade tem várias versões, conclui estudo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.