São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA
Novo composto causou inchaço
Efeito colateral adia aprovação de droga

do "The New York Times"

A empresa farmacêutica Bristol-Myers Squibb retirou seu pedido de aprovação de uma droga que combate a pressão alta sanguínea depois que a FDA, agência dos EUA que regula drogas no país, pediu mais informações sobre efeitos colaterais que o medicamento causava.
Em testes realizados com 7.000 voluntários, a droga, chamada Vanlev, provocou um inchaço grave no rosto, pescoço, língua ou lábios de 44 pacientes. Quatro casos foram considerados graves.
Estimava-se que o medicamento seria um campeão de vendas, podendo gerar até US$ 1 bilhão por ano. Estudos mostraram que a droga poderia ser um dos medicamentos para o coração mais potentes do mercado.
Em janeiro, a FDA deu prioridade para a sua aprovação, ao afirmar que a droga, cuja substância ativa é o omapatrilato, representava um avanço significativo em relação a outras substâncias.
A Bristol-Myers disse que deve continuar os testes clínicos e que espera reenviar o produto para aprovação no ano que vem.


Texto Anterior: Paleontologia: Cientistas descobrem coração em um dinossauro fossilizado
Próximo Texto: Arqueologia: Identificado corpo do filho de Filipe 2º
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.