São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preferência por doces também está nos genes

DO "THE INDEPENDENT"

O segredo da predileção por açúcar pode ter sido resolvido por cientistas, que acreditam ter encontrado o gene responsável pela mais procurada sensação das papilas gustativas.
Dois grupos de pesquisadores descobriram de modo independente que um gene chamado T1R3 é quase certamente o fator principal a decidir se uma pessoa é capaz de distinguir uma colherada de pudim de um pelote de massa. Embora os trabalhos nas revistas "Nature Genetics" e "Nature Neuroscience" tenham sido realizados com camundongos, acredita-se que possam ser aplicados a humanos.
A doçura é o sabor mais palatável porque está associada com alimentos altamente energéticos, como mel, valiosos para ancestrais caçadores-coletores.
Camundongos também preferem água açucarada. Estudando cobaias com e sem a preferência, pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai e da Universidade Harvard, ambas nos EUA, localizaram o gene.

Texto Anterior: Nanobiologia: Grupo desvenda segredo da usina da vida