São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa cria "amplificador" de sabor doce

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cientistas da empresa Senomyx, que anunciou agora ter elucidado a bioquímica do gosto da carne, estão de olho também no mercado dos sabores doces e salgados.
"Nós acreditamos ter descoberto também o receptor [molécula de células da língua] para o gosto salgado", diz Xiaoping Li. "Um estudo sobre isso está sendo revisado agora e deve sair logo."
O principal interesse da empresa agora, porém, é no doce. "Os receptores para o gosto doce e o umami [ligado à carne] são estruturalmente relacionados e muito similares", afirma. "Identificamos duas moléculas "realçadoras" de doce, e uma delas permitiria reduzir a carga de açúcar em bebidas em até 50%."
A Senomyx, que também já criou um "bloqueador de amargo", faz pesquisa básica em áreas com potencial aplicação para a indústria de alimentos. Suas verbas saem de gigantes do setor, como Coca-Cola e Nestlé. (RG)