São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Célula de medula é atalho para terapia

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ainda se valerem das células-tronco embrionárias, os novos trabalhos americanos poderão ajudar nos estudos que tentam encontrar formas de usar as células do próprio paciente em algum tipo de terapia.
"Eles afirmaram que conseguiram encontrar um marcador para a família celular que forma todas as estruturas do coração. Isso é extremamente relevante", explica Antônio Carlos Campos de Carvalho, da UFRJ.
Segundo o cientista brasileiro, como existem grupos que dizem que estão obtendo esse mesmo tipo de marcação a partir de coração adulto, esse seria um caminho para o surgimento de futuras terapias.

Último caso
Carvalho lembra que essa técnica teria sentido apenas em último caso. "Se as células da medula óssea forem eficazes contra problemas cardíacos, e os estudos feitos por nós mostram que isso é possível, é mais fácil usá-las do que fazer uma biópsia cardíaca", explica. (EG)


Texto Anterior: Coração tem célula-mestra, diz estudo
Próximo Texto: Mundo animal: Lagostim macho se finge de fêmea para agradar a "chefe"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.