São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Brasil lança no ar menos carbono que o estimado

CLAUDIO ANGELO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

As emissões de gás carbônico causadas pelo desmatamento na Amazônia devem ficar abaixo das 200 milhões de toneladas estimadas por alguns cientistas. O dado é de um relatório a ser divulgado em agosto pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia).
O relatório, ainda em fase de revisão pelo ministério, é o inventário nacional das emissões de gases de efeito estufa. Sua produção é uma das obrigações do Brasil para a Convenção do Clima da ONU. Por ela, o país é obrigado a relatar que medidas está tomando para combater o aquecimento global.
O setor energético brasileiro emite, anualmente, cerca de 70 milhões de toneladas de carbono. Esse número leva em conta todas as emissões causadas pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e derivados), o que põe o Brasil na confortável - mas não muito- posição de 17º emissor mundial do principal gás ligado ao aquecimento anormal da atmosfera.
No entanto, as emissões de carbono pelo desmatamento e de metano (outro gás que contribui significativamente para o efeito estufa) pelo rebanho bovino brasileiro prometiam, uma vez calculadas, elevar a posição do Brasil no ranking dos principais emissores para quinto ou sexto lugar.
Uma estimativa feita por cientistas que trabalham na Amazônia calculava as emissões por desmatamento em 200 milhões de toneladas anuais. Por essa estimativa, um habitante da região Norte do país emitiria mais carbono do que um americano médio.
"O número é muito menor que isso", disse José Domingos Miguez, do MCT, que coordena o estudo, que usou dados de 1990 a 1994 -portanto, defasados.
Miguez afirmou ontem, durante o 1º Encontro Internacional do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que a primeira versão do trabalho deve ser apresentada em seminário no início de agosto.



Texto Anterior: Palontologia: Idade das aves recua 60 milhões de anos
Próximo Texto: Bioética: Lei de clonagem tropeça em terminologia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.