Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Ministério diz que tenta viabilizar a produção com o 'mínimo de higiene'

DE SÃO PAULO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diz que há uma proposta de trabalho para manter essa produção artesanal com condições mínimas de higiene. "Questões ligadas à higiene nunca foram abordadas, nunca houve disciplina dos produtores", diz Clério Silva, fiscal do ministério.

Ele diz que a legislação de 1952, contestada pelos produtores, não proíbe o preparo de queijos crus e, inclusive, "prevê sua fabricação".

Em 2000 foi feita a resolução 7, um desdobramento dessa lei, que organiza o funcionamento dessas queijarias e entrepostos. "A resolução está adaptada aos pequenos produtores, não fazemos as mesmas exigências das grandes indústrias", diz Clério.

"Queremos viabilizar linhas públicas de investimentos para que se adequem."

"Temos tentado viabilizar essa produção sem que haja problemas de saúde. Isso é novidade para produtores."

Para o ministério, as exigências foram criadas para regulamentar a produção e não para extingui-la. "Quem fiscaliza parece que está contra o produtor e não a favor dos consumidores. As pessoas interpretam mal."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.