Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica restaurante

Bistrô tem bons pratos a preço justo

Twelve, do chef australiano Greigor Caisley, mistura cozinhas brasileira, europeias e asiáticas

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

É bom ver crescer a oferta de restaurantes como o Twelve Bistrô: pequena escala, pouca pretensão, operação enxuta (tipo cardápio pequeno, poucas mesas) e um preço à altura, comedido. Sem com isso prejudicar a qualidade da cozinha.

Essa é a sensação positiva que deixa o novo restaurante do chef Greigor Caisley (ex-Drake's). O ambiente é gostoso, na franja da Vila Madalena, fora do frenesi da região, numa rua ainda com certa cara de bairro. A parede lateral de fora coberta de plantas e as mesas no deck aberto para a rua dão uma sensação de simplicidade e conforto.

Greigor -conhecido como Greg- passou os últimos anos trabalhando meio ao ar livre, no Drake's, que ficava no Centro Britânico num grande jardim. Australiano, o chef de 34 anos chegou ao Brasil em 2000. Antes, trabalhou em seu país, passou pelo Le Gavroche de Londres, em São Paulo chefiou o bufê Ginger por quatro anos, e o Drake's entre 2004 e 2010.

O Twelve nasceu em março deste ano -chamava-se 9 às 9. Hoje tem dois novos sócios (Vitor Maciel, 26, e Daniel Santiago, 30) e mudou um pouco cardápio, ambiente e horário (para "12 às 12").

A cozinha é misturada. Há de coisas brasileiras como a coxinha -mas numa deliciosa versão com recheio de rabada- a australianas (ou inglesas) como o fish and chips; asiáticas (curry amarelo de peixe com arroz, pastéis de cordeiro com curry e chutney de manga), e, claro, influências francesas e italianas.

Mas tudo concentrado num cardápio minúsculo. São nove petiscos, cinco saladas, seis sobremesas e apenas dez pratos principais, fora dois hambúrgueres (outra especialidade do chef, como mostra bem o de fraldinha com cogumelos, gorgonzola e pimenta-verde).

Num cardápio que não exige muito, os acertos se sobressaem com facilidade. São poucas escorregadelas. A crosta do peixe no fish'n'chips poderia estar mais seca (ou deixá-la um pouco engordurada é homenagem à comida inglesa...)? Acho que sim, mas isso é compensado pela precisão da batata frita

-grossa, bronzeada, crocante, em todas as companhias (aparece no correto steak tartar e no hambúrguer).

Os bolinhos de arroz com mozarela e pesto também "brilham" um pouco pela fritura; mas, por dentro, são cremosos e sedutores. E antecipam a competência de pratos como bife ancho com batata ao murro e mostarda Dijon; a paleta de cordeiro saborosa e tenra com polenta; ou, na sobremesa, a torta de pera com amêndoas e sorvete.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.