Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O faminto - André Barcinski

Comida sem frescura

A Lituânia renasce na Vila Zelina

Bar do Vito promoveu uma degustação de pratos típicos e, agora, senhoras do coral vão ajudar na cozinha

Em minha última coluna, lamentei o fato de a colônia lituana da cidade de São Paulo aparentemente estar deixando de lado a tradição culinária de seu país.

Citei como exemplo o popular Bar do Vito, na Vila Zelina, onde constatei que as especialidades lituanas não são mais pedidas pelos clientes como em épocas passadas.

Um dos donos do bar, o advogado Alexandre Sutkawicius, me escreveu. Alexandre se disse triste com o tom da coluna.

"Sendo sincero, o pessoal ficou bem chateado com a matéria, uma vez que o bar é o 'xodó' da Vila Zelina e nunca tínhamos recebido críticas tão fortes", disse.

Expliquei a Alexandre que o alvo de minha crítica não foi o bar, mas o fato de seus frequentadores não pedirem mais os pratos típicos.

Alexandre diz que a culinária lituana só é lembrada em festas de bairro: "Existem festas de rua onde temos a barraca lituana com comidas típicas. Acredito que, em algumas casas, famílias ainda fazem os pratos lituanos, mas apenas aquelas que aprenderam as receitas e mantiveram a tradição".

Mais uma razão pela qual lugares como o Bar do Vito são tão importantes. Aliás, mais que isso: lugares assim são necessários.

Fico triste ao ver tradições culturais antigas sendo esquecidas na cidade. Torço para que o Bar do Vito e outros focos de resistência da culinária étnica não só sobrevivam, mas se multipliquem com a chegada de novos clientes.

Pelo menos a coluna serviu para sacudir os amigos do Bar do Vito: Alexandre diz ter recebido inúmeras mensagens de fãs do lugar -e que a reação o motivou a fazer uma tarde de degustação de comidas típicas lituanas.

"Vou conversar com as senhoras do coral [um coral lituano do bairro] para nos auxiliar na cozinha e agendar uma data para o início de 2012", disse Alexandre.

Isso eu não perco por nada. Será uma sensação muito boa dividir koslinas, virtiniais e o famoso pão preto lituano, com pessoas que entendem e respeitam a tradição do bairro. Boa sorte ao Alexandre e ao Bar do Vito da Vila Zelina.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.