Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítico da Folha fala sobre os cinco primeiros

NOMA
A mais radical experiência de cozinha com ingredientes locais (que nem lá na Escandinávia se sabia que existiam), mas sem ingenuidade piegas na cozinha. Cozinha feita com as técnicas mais modernas quando necessário, pelo low-profile chef René Redzepi.

EL CELLER DE CAN ROCA
A incrível obra de três irmãos (na foto, Joan Roca) que se lançam vorazmente à experimentação, senão com a mesma genialidade tresloucada de Ferran Adrià, mas, com certeza, os melhores representantes da revolução protagonizada pela vanguarda espanhola.

MUGARITZ
Para mim falta algo de sabor ao final de uma refeição no Mugaritz, onde, no entanto, ao cérebro não faltam estímulos: Andoni Luis Adurriz é um dos grandes pensadores da cozinha. Seus pratos ultraelaborados e modernos têm fãs incondicionais.

D.O.M.
É reconfortante saber que Alex Atala não deriva seu prestígio apenas por estar no Brasil, país cujos ingredientes atraem hoje a atenção do mundo. A cozinha do restaurante D.O.M., que não imita outras, tem sabor, técnica e invenção próprias.

OSTERIA FRANCESCANA
Massimo Bottura recolhe os produtos da rica Emilia-Romagna e consegue traduzí-los em pratos que vão de um clássico tagliatelle à bolonhesa à reconstrução vanguardista da pasta e fagioli -todos produzidos com muito suor e sabor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.