Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Para Sudbrack, Brasil será 'força na gastronomia'

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

A Folha conversou com a chef Roberta Sudbrack minutos depois de ela receber a notícia de que passou a integrar a lista dos cem melhores restaurantes do mundo. Para comemorar a 71ª posição, disse que reuniria a equipe para um cachorro-quente com molho de tomate feito pela sua avó, e champanhe.

-

A NOTÍCIA
Acabei de receber a notícia. O que acho mais importante é o Brasil estar na lista. Cada vez que mais um brasileiro entra é fantástico, cada um do seu jeito, cada um na sua cozinha. Nós batalhamos para mostrar que existe uma gastronomia pulsante.

A LISTA
Nunca trabalhei para estar na lista. Seria uma prisão. Tem de trabalhar para fazer o que a gente acredita. Nunca me imaginei nessa lista porque eu não abro mão de certas coisas, de preparações trabalhosas, de assados, de não usar quase nada de equipamento.

EFEITOS
Todo mundo fica feliz, claro, mas isso não pode interferir no nosso dia a dia, na nossa relação com a comida. Não muda absolutamente nada para o meu dia a dia. Eu tenho de pensar no meu chuchu, no meu quiabo, na minha abóbora, como eles vão se expressar de maneira mais interessante.

BRASIL
Quando você olha a escola de cozinha espanhola, você vê, comparando com uma escola de pintura, pinceladas muito parecidas, é a escolha de um caminho. No Brasil, você reconhece o Brasil, mas as pinceladas são muito diferentes e isso que vai fazer da gente uma força na gastronomia. Isso é o que vai chamar a atenção. Além de serem diferentes, essas pinceladas são pensadas, com muita coerência. Quando essa cozinha se mostrar será totalmente diferente de tudo que já se viu.

PRODUTOR
Todo mundo está prestando mais atenção no seu fornecedor, tratando com mais carinho seu produtor. Um amadurecimento em vários níveis é o que faz uma grande gastronomia. Eu acho que a gente tem feito isso, tem se voltado para quem faz a cozinha diariamente, para o nosso produtor. Isso é uma tendência mundial? É. Mas estamos fazendo isso [no Brasil]há um bom tempo, já.

SIMPLICIDADE
A simplicidade pode ser tão gloriosa, tão fantástica. O que precisa é melhorar o nível técnico dos cozinheiros que estão saindo das faculdades, o nível de atendimento no salão, ainda precisamos amadurecer em várias coisas.

EQUIPE
Tenho certeza de que isso é o reconhecimento de um trabalho que não é meu, é da minha equipe -o sonho é meu e eles fazem acontecer. Vamos comemorar com cachorro-quente e champanhe.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.