Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O Faminto - André Barcinski

Comida sem frescura

A volta do shabu-shabu

Para os fãs do Jambo, a notícia boa é que o restaurante que abriu em seu lugar serve shabu-shabu

Por muitos anos, o salão comprido da rua Conselheiro Furtado, 1.095, na Aclimação, hospedou o Jambo, um restaurante muito frequentado pela comunidade chinesa.

Era um dos poucos lugares da cidade que servia dim sum, os bolinhos cozidos no vapor, e o shabu-shabu, espécie de cozido em que carnes e vegetais eram mergulhados em um prato fundo de caldo de carne e servidos com molho ponzu (um molho cítrico, muito utilizado na culinária oriental).

Há cerca de um ano, o Jambo fechou, para desespero de muitos glutões. Por isso, os boatos de sua reabertura me animaram a correr à Aclimação para checar a notícia.

Para os fãs do Jambo, tenho uma notícia ruim e outra boa: a ruim é que o restaurante que reabriu não é o mesmo. A boa é que o lugar voltou a servir o shabu-shabu. E o nome do novo restaurante não deixa dúvidas: chama-se Shabu-Shabu.

Nas duas vezes em que fui ao Shabu-Shabu, eu era o único brasileiro no lugar. Tentei obter informações sobre o restaurante com os atendentes, mas a dificuldade de comunicação impediu qualquer diálogo. Tive de me contentar em comer.

O shabu-shabu é comida para ser saboreada em grupo. Ver as famílias orientais batendo papo em volta do panelão fumegante enquanto mergulham no caldo tiras de carne de vaca, de porco, de frango, camarões, cogumelos e vegetais diversos é muito divertido.

Não espere grandes luxos: o lugar parece um restaurante por quilo, com toalhas de plástico nas mesas e decoração inexistente. As carnes e vegetais ficam expostos em bandejas de inox, semelhantes às de um bandejão de faculdade.

O Shabu-Shabu só abre à noite e fecha cedo: chegue às 22h e os atendentes já estarão fazendo a faxina.

Mas a comida é muito saborosa e reconfortante. Ideal para os tempos frios que se aproximam.

Ouvir o barulho da carne mergulhada no caldo quente é muito bom. Segundo os orientais, esse som seria algo semelhante a "shabu-shabu", daí o nome do prato.

NA PRÓXIMA SEMANA, NO "COMIDA":
Alexandra Forbes

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.