Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Adrià e Acurio promovem filme sobre a gastronomia peruana

DE NOVA YORK

Entrar no prédio da ONU sempre é marcante. Especialmente se é para um compromisso insólito: assistir a um filme sobre comida, o "Peru Sabe. Cozinha, Arma Social".

O documentário passou pela primeira vez diante de milhares de pessoas em Lima, com a presença do presidente da República. Ele foi menos aplaudido que os dois protagonistas da iniciativa: o chef peruano Gastón Acurio e o espanhol Ferran Adrià.

A obra retrata o esforço de Acurio para fazer da cozinha -e dos chefs- arma de transformação social, o que se concretiza na escola liderada por ele, numa região pobre.

O envolvimento de Adrià, como apresentador e fiador ideológico do projeto, realça outro aspecto: o investimento pesado que o Estado peruano (e ao menos uma empresa, a Telefônica) estão fazendo na promoção do país, apoiando-se no valor cultural inegável da gastronomia.

O filme, de 70 minutos, é belo e convincente. Dá água na boca e frêmitos de inveja em tantos países que têm bela comida e menos apoio.

Mas convém não esquecer que os países não são iguais. O mais bonito no caso peruano é mostrar quão importante é a gastronomia para um país. O que não significa que seja o exemplo a ser copiado, nos mesmos moldes, por todos outros.

(JOSIMAR MELO)

O crítico JOSIMAR MELO viajou a convite da Promperu

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.