Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O Faminto - André Barcinski

Comida sem frescura

A Flip para quem tem fome

Prepare-se para filas nos restaurantes mais badalados do centro histórico

COMEÇA HOJE a 10ª edição da Flip, em Paraty. Como sempre, a cidade ficará superlotada, e achar um lugar para comer não será das tarefas mais fáceis. Prepare-se para filas nos restaurantes mais badalados do centro histórico, como o Refúgio (praça do Porto, 1, tel. 0/xx/24/3371-2447) e o Banana da Terra (rua Dr. Samuel Costa, 198, tel. 0/xx/24/3371-1725).

No ano passado, fiz aqui na coluna uma lista de restaurantes bons na cidade (http://alturl.com/699bb). Essa lista continua valendo. Para 2012, selecionei outros lugares que valem a pena.

Quem tiver tempo livre e quiser passar uma tarde comendo bem em um lugar bucólico, deve ir ao Quiosque São Francisco, na Praia Grande, a dez quilômetros de Paraty, no sentido do Rio de Janeiro.

Praia Grande é uma pequena vila de pescadores, no km 561 da Rio-Santos (a placa na entrada da vila diz "km 565", mas, acredite, o correto é "561"). O São Francisco fica na areia da praia e tem mesas ao ar livre, embaixo de uma amendoeira.

O lugar serve ótimos frutos do mar, com destaque para as "pranchas" de lula, camarão e polvo, com pirão e farofa. Passar a tarde ali, comendo e observando as garças nos barquinhos, é uma beleza.

Para quem não tem tempo de sair do centro de Paraty, uma boa dica é a Casa Coupê (praça da Matriz, s/n, tel. 0/xx/24/3371-6008), que serve bons sanduíches e fica num lugar muito agradável, em frente à recém-reformada praça da Matriz. Durante a Flip, o lugar fica aberto até as 2h da manhã.

Quem estiver com pressa e não puder gastar muito pode ir ao Tempero Brasileiro (rua José Vieira Ramos, 15, tel. 0/xx/24/3371-1936). Localizado próximo à entrada do centro histórico, o lugar serve comida caseira com pratos que raramente custam mais de R$ 20.

Outra ótima dica é o Balaco Bacco, agradável quiosque na ponta da Praia do Jabaquara, que serve bons pratos de peixe e de massas (sugiro o espaguete com camarão). O fim de tarde ali é imperdível.

NA PRÓXIMA SEMANA, NO "COMIDA":
Alexandra Forbes

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.