Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A Gourmet - Alexandra Forbes

Tendências gastronômicas mundo afora

O império do ceviche

Com prato típico de ponta-de-lança, chefs abrem restaurantes peruanos mundo afora

CINCO ANOS atrás seria preciso explicar. Mas, hoje, muitos sabem o que é um ceviche, o mais conhecido prato típico peruano. Há pouco comi um ótimo e bem tradicional-peixe cru em cubos e cebola roxa em fiapos marinados no limão -na Casa da Li, uma rotisseria na Vila Madalena. Ele está em menus de lugares tão díspares quanto o Meza Bar, no Rio, e o japonês Rangetsu, em São Paulo. Virou o prato da moda.

Não é só aqui que o ceviche e, em menor parte, a cozinha peruana como um todo, pegou embalo. Neste mês, o chef Virgilio Martinez, do premiado restaurante Central, na capital peruana, abriu em bairro chique londrino o elegante Lima. Competirá com seu conterrâneo Martin Morales, cujo Ceviche, também em Londres, tem uma pegada mais casual e bar de pisco, a bebida nacional.

Um dos melhores restaurantes de Los Angeles é o badalado Picca, do chef peruano Ricardo Zarate, que penou anos buscando investidores. Fez isso até que a cozinha de seu país natal estourou em cena e vieram bater à sua porta.

Impossível falar da ascensão internacional da gastronomia peruana sem citar Gastón Acurio, o famoso e carismático chef que há anos luta para tornar o ceviche tão conhecido quanto o sushi ou a pizza.

Dedicou ao tema seu último livro, "Cebiche Power", em que diz: "Ser peruano é celebrar a grandeza do ceviche. Não em vão é, para nós, muito mais do que um alimento".

Seu império -cuja matriz é o Astrid y Gastón, que tem em sociedade com a mulher, Astrid Gutsche- inclui mais de 20 casas pelo mundo, inclusive uma cevicheria La Mar inaugurada no ano passado em NY. Último projeto: o ítalo-peruano Los Bachiche, recém-inaugurado em Lima, estrondoso sucesso.

Andam dizendo que até o grande Ferran Adrià, do extinto El Bulli, quer entrar nesse jogo, com um restaurante nikkei (cozinha nipo-peruana) em Barcelona.

Enquanto isso... Sabem de um chef de peso com planos de abrir algo brasileiro no exterior? Além das tantas churrascarias que emplacaram nos Estados Unidos e além, haveria alguma "moquecaria" em vista? Lá fora, ainda não enxergam nossa gastronomia. Seria bom sabermos o porquê.

NA PRÓXIMA SEMANA
André Barcinski

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.