Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fogo alto - Rodrigo Oliveira

É na cozinha que a banda toca

A visão de quem cozinha

Nosso objetivo é fazer o visitante feliz, mas é importante lembrar que essa não é uma carreira solo

Chefs de cozinha estão na moda. Interessante ver que esses cozinheiros têm hoje status de celebridades. Nada contra. Mas não podemos perder de vista o nosso maior objetivo: oferecer um bom momento aos visitantes. Temos a missão de fazer com que, por um par de horas, essas pessoas se esqueçam de todo o resto, desfrutem de ambiente e serviço acolhedores, e comam e bebam o que de melhor temos na casa.
Normalmente fazemos isso todos os dias, começando a preparar tudo cedinho e servindo com o mesmo cuidado até o último cliente, bem tarde da noite. Incluem-se aí sábados, domingos, feriados e afins. Talvez não seja diferente da rotina de um cantor ou ator, que entra em cena ao vivo para uma apresentação, cujo intuito é fazer seu expectador feliz. Mas é importante lembrar que essa não é uma carreira solo.
No Mocotó, por exemplo, a banda é numerosa. Na cozinha, o chef Diógenes Sampaulo, formado em nutrição e gastronomia, cuida de iluminar o nosso pessoal. Ainda na cozinha, o chef de partida Gil Silva e o chef de produção Sandoval Dias fazem tudo acontecer dentro dos prazos. Nos pães e doces, o chef Rogério Moraes -que depois de ser cobrador, serralheiro, eletricista e instalador- descobriu seu real talento a partir de estágio em nossas pias.
No serviço, os chefes de salão Beto Silva e Cláudio Júnior cuidam de uma equipe disciplinada, mas livre para fazer seus improvisos. No bar, o mestre-cachaceiro Leandro Batista se encarrega da apresentação das branquinhas e douradas, além de ensaiar as misturas e coquetéis dos meninos Rodrigo Ferreira e Vilmar Oliveira. Também temos os monólogos de Adriano Campos, que cuida do nosso financeiro e departamento pessoal, e o Otávio Almeida, nosso comprador multitarefas. O que cuida de todos eles, Ricardo Lima, além de ser diretor-geral, já faz parte da família. O que cuida de todos nós, o sr. José Almeida, é, digamos assim, o chefão.
Enfim, da próxima vez que você for a um restaurante e pedir para cumprimentar o chef, não se esqueça de dizer qual deles!

RODRIGO OLIVEIRA é chef do restaurante Mocotó (Av. N. S. do Loreto, 1.100, Vila Medeiros, São Paulo)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.