São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O FAMINTO Comida sem frescura

ANDRÉ BARCINSKI

A caça ao galeto, parte 2


"Galetólogos" de todo o Brasil responderam ao apelo e recomendaram os restaurantes prediletos


Eu sou fã de galeto e não desisto nunca... Em minha última coluna, escrevi sobre a busca por um galeto "carioca" em São Paulo. Será que os famintos da terra da garoa serão eternamente condenados a comer frango travestido de galeto? Onde estão os galetos de verdade, seres mirradinhos de 700, 800 gramas?
Pedi ajuda aos leitores. A reação foi impressionante: "galetólogos" de todo o Brasil responderam recomendaram os restaurantes prediletos. Infelizmente, a maioria deles servia "galetos" com mais de 1,4 kg, ou seja, verdadeiros frangos.
O leitor Pedro Maia Soares escreveu: "Os gaúchos italianados, órfãos do galeto al primo canto com polenta e salada de radicce, também vagam desanimados pelo deserto paulistano, repetindo mecanicamente: galeto, galeto, galeto...".
Paulo Mercer, de Curitiba, mostrou sua perplexidade: "Eu mesmo já tinha feito essa pergunta: por que no Rio é diferente?". A leitora Polyana Fernandes relata: "Há 15 anos procuro um galeto em Sampa.".
A coluna parece ter ressuscitado lembranças proustianas em alguns leitores, como Marcondes Serotini Filho: "Quando moleque, eu me embasbacava com as ofertas de galeto. Em meio à praia do Flamengo (...) vi pela primeira vez um topless defronte uma delegacia, sob pauladas da polícia. Ninguém me convence até hoje de que aquilo não era mulher.". Antonio Penha Maia, de Santos, lembrou do restaurante Galetto's, no centro do Rio: "Não consegui encontrar no Brasil um galeto como o do Rio.".
Outro que já penou foi Aderbal F. Speck, de Santa Catarina: "Já procurei em São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre e Balneário Camboriú, mas nunca achei um que chegasse aos pés do galetinho do Rio, saboreado segurando com as mãos, batatas fritas e alguns chopinhos...".
Alguns leitores apelaram: sugeriram comprar galeto congelado para assar em casa.
Quando eu já estava entregando os pontos, surgiu o leitor Denis Pereira, indicando o Brasil Galeto Grill, no shopping Center Norte. Liguei lá, e o atendente me garantiu que o galetinho não passa de 800 gramas. Será nossa salvação? A conferir...


Texto Anterior: Picadinho
Próximo Texto: Fogo alto - Simone Bert: Temperei Maceió com ají
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.