São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Penúltimo fascículo traz receitas de Molise e Basilicata

Aprenda a fazer bolo de limão, torta de queijo, risoto de cogumelo e pimentão refogado com as receitas da chef Silvia Percussi

DE SÃO PAULO

Molise e Basilicata -as duas menores regiões do sul da Itália- parecem ter parado no tempo. Nos vilarejos de pescadores à beira-mar ou nas aldeias cravadas nas montanhas, os moradores jogam conversa fora ou simplesmente apoiam-se nas janelas para apreciar a vida que segue seu curso tranquilo.
Nesse cenário, os surpreendentes aromas e sabores da cozinha não poderiam ser mais singelos. Carnes, embutidos, queijos e variados legumes abastecem a despensa e rendem receitas típicas de "nonna", daquelas que marcam a memória afetiva dos comensais.
Como exemplos, a polenta com molho de linguiça, os legumes à camponesa e os bolinhos de açúcar e canela selecionados pela chef Silvia Percussi para esse penúltimo volume da Coleção Folha Cozinhas da Itália.
Molise e Basilicata estão separadas geograficaente por duas regiões -Puglia e Campanha-, mas são intimamente ligadas por sua essência.
Ambas possuem hábitos influenciados pelos vizinhos. Além disso, Molise tem ligações históricas e gastronômicas com Abruzzo, região da qual se separou há quase cinco décadas, enquanto Basilicata mantém afinidade com a Calábria.
Suas culinárias também convergem. Nas faixas litorâneas, os pescados são base de frituras e sopas. Já no interior montanhoso e com vocação pastoril, as receitas remetem à comida típica de "nonna", com uso reforçado de azeite, legumes e ervas, queijos e embutidos artesanais e predileção pelas carnes de cordeiro, carneiro e porco.


Texto Anterior: + em conta: Pátria Minas reúne comida farta, tradição e bom preço
Próximo Texto: Nina Horta: Festa no interior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.