São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha traz culinária de Roma

Próximo volume, com receitas da chef Silvia Percussi, mostra gastronomia da capital italiana em 16 pratos

Fartura dos banquetes da aristocracia e a criatividade do povo deram origem à cozinha típica da região do Lácio

DE SÃO PAULO

Domingo chega às bancas o sexto número da coleção Folha Cozinhas da Itália, sobre a culinária da região do Lácio, cuja capital é Roma.
A parte mais famosa do país recebe turistas e religiosos com produtos do tempo do Império Romano. Caso do queijo pecorino, presente em pratos como "bucattini alla matriciana", do espaguete à carbonara e do "tonnarelli" com queijo e pimenta.
O livro procura unir o melhor das duas vocações romanas: a fartura dos banquetes da aristocracia e a criatividade do povo, que precisou tirar proveito de ingredientes menos nobres para criar seus próprios clássicos.

"TRATTORIAS"
Essa inventividade popular está presente em pratos como a rabada ao molho de tomate e salsão, encontrada nas "trattorias" da capital.
A região também é berço do nhoque sem batatas, receita pouco conhecida no Brasil e encontrada no livro.
Ao todo, a coleção terá 20 volumes com as histórias culinárias de cada região da Itália, sempre acompanhadas por receitas assinadas pela chef Silvia Percussi, filha de italianos que comanda a cozinha do restaurante Vinheria Percussi, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.


Texto Anterior: Cozinha sentimental - Memórias da ponta da língua: Diários de fogão
Próximo Texto: Cachaceiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.