São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área verde

Temperos gostam de sol, mas pedem cuidado com pragas

Com pouca água, tomate e ervas mostram que também podem vingar em plantações caseiras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é preciso sair de casa para achar os ingredientes de um molho bem temperado: basta cultivar o tomate e as ervas no próprio quintal ou na varanda.
Os temperos, como orégano, cebolinha, manjericão e hortelã, são mais fáceis de manter. Não devem ser regados nem adubados excessivamente, mas pedem atenção às pragas.
Como eles não gostam de meia-sombra, acomodam-se em canteiros ou em vasos que fiquem sempre expostos ao sol pleno da manhã (durante quatro ou cinco horas).
"O preparo da terra deve conter cinco litros de adubo orgânico e cinco litros de areia, para garantir a drenagem", acrescenta Sabrina Jeha, 30, arborista do Sabor de Fazenda.
"As mudas de ervas custam em média R$ 2,50. Um pé de manjericão, três mudas de salsinha e três de cebolinha funcionam bem para quatro pessoas, em área de 1 m2."
Ela também explica que, em vasos, as ervas devem ser plantadas individualmente. Mas, se forem agrupadas em um canteiro, precisarão ficar afastadas por 30 cm umas das outras.
"Para fazer um canteiro, as mudas devem ter pelo menos 15 cm. Nos vasos, a partir de 20 cm de altura", ressalta Jeha. Assim, têm mais chances de vingar na terra. Os vasos pedem mais profundidade para ampliar a área livre para raízes.
O professor de paisagismo do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Edson Valério, 46, acrescenta que a exposição ao vento também não será a melhor amiga das plantas, que são delicadas.
"Pragas podem ser tratadas com calda de fumo ou mistura de água de alho, pimenta e sabão de coco", ensina Valério.

Tomate renovável
Já os tomates, muito sensíveis, especialmente às condições do tempo, pedem plantio constante. As sementes (como as dos tipos Finestra, picolo ou cereja samambaia) custam R$ 1, mas só dão boa colheita na primeira vez. "Tomates são muito sensíveis, e a cultura é difícil, já que pragas atacam facilmente", alerta Marcos Victorino, 42, técnico agropecuário.
Ele ensina que as sementes podem, em casa, ser primeiramente plantadas em uma caixa de ovos e transplantadas após 30 dias. "Em vasos, precisam de três a cinco litros de terra. Para a adubação, use farinha de osso ou húmus de minhoca. Adubos ricos em nitratos, como a torta de mamona, deixam a planta mais fina e suscetível às doenças", completa o técnico.
(GIOVANNY GEROLLA)


Texto Anterior: Senai avalia habilidade profissional
Próximo Texto: Cuidados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.