São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Aquarela do Brasil

Cores vibrantes na parede, como verde e amarelo, são tendência para 2008

Patricia Stavis/Folha Imagem
Sérgio Buarque escolheu uma cor diferente para cada cômodo de sua casa; "Queria que ela ficasse mais alegre", justifica


EDSON VALENTE
EDITOR-ASSISTENTE DE IMÓVEIS E CONSTRUÇÃO

Quem vai escolher a nova coleção de cores para as paredes da casa não precisará se "esconder" atrás de beges e pastéis se tiver gosto mais espalhafatoso.
A sugestão de arquitetos e de fabricantes é diversificar a aquarela em fachadas e interiores -e tons mais vivos, como verde e amarelo, estão em alta.
"As cores já estão nas ruas, nas vitrines, nos carros e vão entrar nas casas", prevê a presidente do Comitê Brasileiro de Cores e diretora do Centro de Estudos da Cor na América Latina, Elizabeth Wey, 58.
Em alta, por exemplo, estará um tom de amarelo batizado de "abacaxi maduro", apresentado no mês passado pela fabricante Coral como a grande aposta para o ano que vem.
Quem o escolheu foi um grupo internacional de consultores em cores, o ColourFutures, que todo ano se reúne para discutir tendências. Eles associaram a tonalidade aos conceitos de democracia e personalidade.
O primeiro diz respeito à liberdade de escolha: o amarelo combina tanto com tons mais neutros como com os mais fortes -não é uma cor impositiva.
O segundo se relaciona a perder o medo na hora de dar o tom do cotidiano doméstico. "Muitas vezes as pessoas pintam de branco para não errar", observa José Roberto de Siqueira, CEO da Coral.
"O branco é mais fácil, mas muito impessoal", avalia a arquiteta Monica Cristofani, 43.
Wey ressalta que, embora cores mais vivas estejam em alta, ninguém deve se sentir forçado a adotá-las. "Quem é introvertido vai querer as neutras. O importante é a pessoa se conhecer, para que a casa tenha a sua personalidade", explica.
A consultora aponta, como destaque para 2008, a predominância do verde nas paredes.
"Em todos os tons, em especial o esmeralda", caracteriza. "Tem identificação com os movimentos ecológicos." E, a reboque, sustentará a presença de outras tonalidades "naturais", como as terrosas, destaca.
Nas paletas dos fabricantes, além do amarelo "abacaxi maduro", há outras cores batizadas com nomes de frutas. A Eucatex, por exemplo, tem a maçã verde e a tangerina. Na Solventex, a novidade é o verde-kiwi, da linha Viniltex.


Próximo Texto: Cor viva deve pintar em uma só parede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.