São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expositores brasileiros seguem tendências mundiais

DA ENVIADA ESPECIAL A BOLONHA

As empresas brasileiras Eliane, Gyotoku, Portobello, Portinari e Ceusa, que montaram estandes na Cersaie, mostraram-se antenadas com as italianas e as espanholas, que hoje ditam moda no segmento cerâmico.
Revestimentos brilhantes e sustentáveis, que imitam componentes naturais como pedras, estiveram entre os destaques apresentados pelas fabricantes nacionais.
"Perceber que o nosso produto segue as tendências mundiais é um sinal de que nosso trabalho está sendo bem executado", comenta Marilene D'Altoé, gerente de desenvolvimento de produto do grupo Cecrisa, que detém a marca Portinari.
A empresa apresentou cinco novas coleções, com destaque para a Pietra Nobilis -peças de porcelanato em grandes formatos com textura acetinada ou cintilante, para ambientes internos e externos. A linha Aresta imita a pedra limestone.
A Ceusa apostou em linhas de peças decorativas como a Crayon, com desenhos de rosas nas cores berinjela e verde.
Em outro modelo da marca, o Abitare Retrô, nas tonalidades azul e branca ou marrom e bege, esferas passam a sensação ótica de estarem crescendo na parede. A linha Arabescos -desenhos pretos em fundo branco -foi inspirada nos anos 70.

Selo verde
A Eliane levou o Ecostone, porcelanato sustentável para piso que tem, na composição, 60% de peças com defeito e que quebram na produção.
O revestimento, que usa 90% de água de reúso, recebeu um selo verde de sustentabilidade conferido pela certificadora alemã BRTüV, que auditou todo o processo de fabricação.
A marca também mostrou a linha Neolitic, composta por porcelanatos com metal fundido sobre a cerâmica, para compor painéis e faixas na parede.
A Portobello jogou suas fichas na coleção White Chic, uma cerâmica monoporosa (que retém água) de uso exclusivo para parede, com efeitos luminosos e de aproximação proporcionados pelo efeito brilhante do branco sobre branco.
Outro destaque da fabricante é a linha Goa, inspirada nos mármores verdes da Índia.
Já a Gyotoku mostrou porcelanatos lançados na última edição da feira brasileira Revestir, como uma linha inspirada no mármore travertino -Croma Travertino- e o Absolut Zeus, com uma faixa cravejada de cristais Swarovski.
(ROSANGELA DE MOURA)


Texto Anterior: Cerâmica brilha na Itália: Flores, pedras e madeiras estampam peças
Próximo Texto: Mercado: Cimento encarece com crise de abastecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.