São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

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Fabricantes refutam estigma de "tapa-buracos" e lançam argamassas especiais para diferentes acabamentos

Rejuntes lutam para brilhar no vão

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Além das vedetes do evento, que são os revestimentos, os fabricantes de rejuntes aproveitarão a oportunidade para alardear a importância de preencher bem o vão livre entre as peças. Eles querem provar que, mais que tapa-buracos, as argamassas são peças-chave para o assentamento.
Tanto que existem argamassas para diferentes tipos de piso e de local. "É importante observar a indicação na embalagem para que o revestimento não se solte posteriormente. Há, por exemplo, as específicas para o litoral, que contêm aditivos para locais com maresia", alerta Anor Pinto Felipi, 55, gerente nacional de negócios da Votorantim.
Uma das novidades apresentadas pela empresa é a argamassa que cola piso sobre piso. De acordo com Felipi, o custo de sobrepor cerâmicas é inferior ao de retirar e colocar. "Em 10 m2, são gastos R$ 237, com retirada e instalação. Por outro lado, se houver sobreposição, o trabalho fica em R$ 168", calcula. O único item a ser observado nesse caso é se há espaço disponível para sobrepor, bem como a altura das portas.
Na linha de epóxis, a Porto Koll criou uma família com acabamentos para cada ocasião, como o rústico -para peças com essa característica- e o extrafino, para rejuntamentos delicados, além de um produto para piscinas.

Recuperar o estrago
Mas nem a argamassa mais específica e de maior qualidade resiste ao mal que pode causar uma mão-de-obra despreparada. "Para facilitar a vida do assentador, a embalagem de toda a nossa linha de epóxi traz a medida exata do pó e do líquido para mistura, sem erros", diz Marco Nunes, 51, superintendente da Porto Koll.
Outros produtos, como o lançamento Juntaesmalte RE, da Rejuntabrás, prometem recuperar a argamassa desgastada ou trincada sem a necessidade de novos rejuntes. "O material limpa, impermeabiliza e corrige pequenas trincas. Aplicado, custa R$ 1 por m2", conta o gerente comercial da empresa, Maurício Brandão.



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