São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tinta fresca

Além de colorir os ambientes, tintas adquirem novas propriedades, como repelir insetos e atrair ímãs

Pintura na parede ganha novos sentidos

IAGO BOLÍVAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Às vezes, a cor é o que menos importa na hora de escolher a tinta. Um conjunto de produtos disputa a atenção dos consumidores por oferecer facilidades na aplicação ou funções inovadoras, como a de quadro metálico para ímãs decorativos.
A Sherwin Williams, por exemplo, lançou uma linha que possui apenas sete opções de cor -contra as milhares de possibilidades dos sistemas de mistura-, mas promete manter longe baratas, pernilongos e até o mosquito da dengue.
Lançada em agosto de 2007, a Metalatex Repelente é uma adaptação, realizada pela filial brasileira, de uma tinta desenvolvida pela empresa no Chile para espantar aranhas.
Segundo o fabricante, a versão nacional possui um repelente orgânico que é inofensivo a humanos e animais domésticos e não altera o cheiro da tinta de forma perceptível.
"O inseto é atraído até o homem pelo ácido láctico presente no nosso suor, mas ele é muito sensível, orienta-se pelo odor, pelo movimento do ar, e os repelentes introduzem uma interferência nessa orientação", diz o pesquisador Ricardo Augusto dos Passos.
Doutor em ciências biológicas pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), ele desconhece o princípio usado na tinta, mas estuda um óleo utilizado como repelente natural na Amazônia, feito a partir da semente da árvore andiroba.
O fabricante não revela qual o repelente presente na fórmula do produto, mas diz que ele se mantém ativo por um ano. Depois, uma nova pintura é necessária para manter o efeito.

Sem cheiro
Para evitar que quem se afaste das paredes sejam os moradores, para fugir do cheiro forte depois da pintura, a opção são as tintas sem cheiro.
Na verdade, a menor concentração de compostos voláteis faz com que o cheiro se dissipe em cerca de três horas, contra uma média de 17 horas das tintas acrílicas convencionais.
As linhas Toque de Seda, Limpa Fácil, Fosco e Semi-Brilho da Suvinil passaram a seguir a nova fórmula em dezembro de 2007.
A Sherwin Williams lançou a Metalatex Eco Acrílico, com características semelhantes e apresentada como pouco agressiva ao ambiente.
É também à preocupação ecológica do consumidor que apela a Coral para atraí-lo às novas linhas de tinta com cheiro reduzido.
Um dos derivados de petróleo utilizados na composição dos produtos foi substituído por um produto da soja. Um dos exemplos é a linha Coralplus, de tintas acrílicas. Confira, nos quadros ao lado, alguns tipos de tinta e seus preços.


Texto Anterior: Dono de imóvel responde por acidente
Próximo Texto: Produtos permitem que crianças "pintem o sete" no revestimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.