São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

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DE VOLTA PARA O FUTURO

Consumidor quer economia e simplicidade no manuseio

Metas são reduzir gasto de água e facilitar operações entre aparelhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupações palpáveis como a saúde e a sustentabilidade estão na mira das pesquisas sobre eletrodomésticos.
"O mais importante é que a inovação represente melhoria de vida do usuário", avalia Rogério Martins, diretor de desenvolvimento de produtos da Whirpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul). "E isso nem sempre precisa de altíssimo nível de tecnologia."
No leque de produtos que sustentam a bandeira do uso racional de água, lava-louças com programas de alta pressão e regulagem de temperatura prometem redução no uso de água e energia. É o caso da Ecoplus, da Bosch (R$ 3.200).
De olho na melhora da qualidade de vida, são desenvolvidas tecnologias que garantam melhor qualidade da água utilizada dentro de casa e de materiais que facilitem a limpeza.
Atendendo a essa demanda, existem refrigeradores com filtro de água na porta da ge- ladeira, como o modelo da Brastemp (R$ 3.999), ou torneiras com saída para água filtrada, como a feita pela Lorenzetti (R$ 628).
Outra tendência é intensificar a filtragem da água. Evento da Philips em abril para apresentar novas pesquisas mostrou um filtro automático que mantém a água em movimento e mistura ingredientes ao líquido. Outro ponto é a evolução de materiais para fogão e geladeira que exijam menos cuidado e eliminem odores.
Especializações dos eletrodomésticos trazem resultados profissionais para o serviço caseiro. Essa é a proposta da lavadora de roupas Air Wash System, da Samsung, que faz lavagem a seco (R$ 6.499).

Integração
Os modelos com tecnologia mais aparente tomam lugar nos espaços da casa dedicados ao repouso e ao entretenimento.
A idéia é criar interatividade entre diferentes mídias por meio de comandos mais simplificados, sem tornar o manuseio dos equipamentos um bicho-de-sete-cabeças para o usuário.
Nesse processo, a integração entre vídeo, som e comunicação tende a sair de celulares e computadores e chegar a objetos do cotidiano. Empresas como a Philips e a Orange preparam-se para lançar um porta-retratos que permite enviar e receber imagens.
Para o uso desse tipo de produto, os fabricantes alertam que o país precisa de investimentos em distribuição e qualidade de energia e internet.
Na seara do cinema em casa, marcas de luxo, como a Bang & Olufsen, oferecem televisores que se adaptam automaticamente à iluminação do ambiente, mesmo em varandas com incidência de luz solar.
Televisões com imagem 3D devem ser lançadas em breve: a expectativa é surgirem no ano que vem na Europa. Aparelhos com tecnologia Full HD acabam de ser apresentados pela LG (preço não definido).
(CRISTIANE CAPUCHINHO)



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