São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia desenha móveis clean, práticos e monocromáticos

DA ENVIADA ESPECIAL A VERONA

Verona respira o romantismo de Romeu e Julieta; daí o tema da exposição, "Puntiamo al Cuore" -apontando para o coração. Mas o conceito-chave de móveis e objetos mostrados é bem mais cerebral: tecnologia.
"A Abitare executa o que a feira de móveis de Milão lança como protótipo", diz a arquiteta Sueli Zapparolli em referência a linhas curvas, acabamentos laqueados brilhantes e ao uso de Corian (tipo de resina) e de madeira com veios à vista.
Zapparolli esteve entre os profissionais brasileiros que foram à feira buscar tendências.
"Dificilmente as indústrias que vêm para fazer "igual" conseguirão produzir uma cadeira em forma de diamante, como a da Fendi, ou esculpir pedras que viram pias e banheiras, como as da Palladio", afirma o arquiteto Augusto Bordin.
Essas peças, diz, pedem técnicas e maquinário desenvolvidos para sua confecção.
Para a arquiteta Jóia Bergamo, a automação vai além da sofisticação. "Tudo vai abrir, fechar e funcionar apenas pelo toque das mãos, com economia de energia, de água e de tempo."
Entre móveis clean e monocromáticos, ela aponta os lustres como "toque de requinte".
Flores adesivadas, pintadas e acetinadas, da Kenzo, chamaram a atenção de Angela Tasca. Ana Spagnuolo e Rose Corsini gostaram das placas de madeira da Luminoso, que, com a aplicação de fibra ótica, reproduzem imagens na parede. (RM)


Texto Anterior: Cidade aberta
Próximo Texto: Tinta fresca: Lei limita presença de chumbo em tintas imobiliárias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.