Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A quatro dias da Fuvest, candidato deve estudar conteúdos que domina

Refazer provas de anos anteriores ajuda a aumentar confiança, recomenda professor

ELTON BEZERRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mudanças nos critérios de seleção da Fuvest aumentaram ainda mais o peso da primeira fase do vestibular, que ocorrerá no domingo.

Nestes quatro dias que antecedem a prova, especialistas afirmam que os candidatos devem aproveitar para fazer uma revisão.

"É hora de valorizar o que sabe e não de ficar remoendo as oportunidades de estudo perdidas", afirma o coordenador do Anglo Vestibulares, Luis Ricardo Arruda.

É importante, porém, que o candidato não aumente o ritmo nesse momento, para não elevar o estresse, alerta Paulo Lima, coordenador do CPV Vestibulares.

Ele diz também que, para ganhar confiança, o vestibulando pode refazer as provas dos anos anteriores da Fuvest.

"Isso pode trazer um pouco de tranquilidade ao candidato", afirma Lima.

Os exames estão disponíveis no site www.fuvest.br.

Outra sugestão é pegar dicas com os professores e ler os resumos, diz Vivian Carrera, do Cursinho do XI.

"Nesta semana, o estudante deve aparar as arestas em vez de aprender", diz.

MUDANÇAS

Neste ano, a nota da primeira fase volta a compor a nota final dos candidatos e passa a ter o mesmo peso das provas da segunda fase.

A alteração, decidida pelo Conselho de Graduação da USP em junho, foi considerada positiva por coordenadores de cursinhos.

Para Luis Ricardo Arruda, do Anglo, a forma anterior de seleção, que zerava a pontuação dos candidatos na segunda fase, era injusta. "Era como retirar um direito adquirido", afirmou.

Já os candidatos consideram que a mudança deixou o vestibular mais difícil.

"Ficou mais complicado para quem não está bem preparado", afirma Raphael Soares, 19, que vai tentar pela segunda vez uma vaga no curso de jornalismo.

O vestibular da Fuvest seleciona ingressantes para os cursos da USP e para o curso de medicina da Santa Casa. Neste ano, o vestibular tem 146.892 inscritos, que disputam 11.852 vagas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.