Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anuário tem dados errados sobre gastos

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça, tem informações erradas.

O trabalho lançado ontem diz que São Paulo gastou R$ 7,32 bilhões em segurança no ano passado, numa redução de quase um terço do valor gasto dois anos atrás.

Dados do sistema orçamentário de SP fornecidos pela liderança do PT na Assembleia, a pedido da Folha, mostram que o correto é R$ 10,83 bilhões.

O secretário executivo da ONG, Renato Sérgio de Lima, diz ter utilizado a mesma fonte dos anos anteriores, uma tabela disponibilizada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) em seu site na internet.

Se há algum erro, diz ele, é desse documento fornecido pelo órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

Lima informou, ainda, que se houver uma confirmação de que os dados estão incorretos, a informação será corrigida.

A STN informou ontem que analisará a origem da falha. Ela pode ser, ainda segundo o órgão, do próprio governo de São Paulo, que envia os dados disponibilizados no site.

A mesma falha de São Paulo foi detectada pela Folha, também, nos dados do Rio Grande do Norte.

O anuário, divulgado desde 2007 pela ONG, costuma ser fonte de polêmicas com os Estados, que quase sempre contestam ou relativizam os resultados apresentados -o governo do Rio, por exemplo, convocou uma coletiva de imprensa ontem para rebater algumas conclusões do relatório deste ano.

É por esse motivo que a divulgação do anuário é feita via ONG, e não diretamente pelo governo federal. A tática tenta evitar desgaste político com os governadores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.