Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oscar Maron Filho (1955-2011)

Documentou a vida de Mario Filho

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Os irmãos Mario Filho e Nelson Rodrigues foram personagens centrais nos trabalhos de Oscar Maron Filho.

Após se formar em jornalismo no Rio de Janeiro, ele e o amigo Renato Ferreira realizaram extensa pesquisa sobre a dupla. O resultado foi "Fla-Flu... E As Multidões Despertaram", livro que reúne textos de Mario e Nelson.

Baiano de Ilhéus, Oscar cresceu em Copacabana. Seu pai foi dono de um cassino.

Depois da faculdade, enveredou para o cinema. Pesquisava futebol e imagens de arquivos relacionadas ao cinema nacional. Trabalhou com as produtoras Canal 100 e Atlântida Cinematográfica.

Os irmãos Rodrigues ele não esqueceu. Rodou um documentário ("Fla x Flu. Ai, Jesus") com a última entrevista de Nelson Rodrigues (1912-1980). Sobre Mario (1908-1966), jornalista esportivo que dá nome ao estádio do Maracanã, fez "Mário Filho, o Criador das Multidões".

Recentemente, realizou um filme sobre o diretor de cinema e TV Carlos Manga e estava planejando outro sobre o sociólogo Gilberto Freyre.

Foi casado com a atriz Maria Gladys Mello da Silva, com quem teve Maria Thereza, 28, também atriz. Estava casado com Andrea, médica.

Há cerca de 20 anos, converteu-se ao taoismo. Como monge, dava consultas de I Ching a personalidades.

Anteontem, participava da terceira mesa-redonda do dia no Festival Internacional de Cinema da Índia, em Goa. Exibira o filme sobre Mario Filho. Durante o bate-papo, sofreu um infarto e não resistiu, aos 55. Ontem, seu corpo não havia chegado ao país. Será cremado, como desejou.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.