São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

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O que falta é fiscalizar, dizem especialistas

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em trânsito apontam a falta de fiscalização e de campanhas educativas como os principais problemas para fazer valer o enrijecimento das leis proposto no pacote anunciado ontem pelo Ministério da Justiça.
Para Ayrton Camargo e Silva, professor de planejamento de transporte da PUC de Campinas, as mudanças "têm de ser baseadas no tripé de base legal, fiscalização e educação".
"E o que vejo no que está sendo lançado é só um lado, o da lei. A fiscalização é uma coisa que os governos, que têm intenções eleitorais, evitam", afirma.
Aílton Brasiliense, ex-presidente do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) entre 2003 e 2005, no governo Lula, diz que boa parte das propostas já está prevista no código de trânsito. O que falta, diz, é fiscalização.
"Se querem deixar mais explícito, pode. O problema é fiscalização. Se não tem fiscalização não tem lei", diz Brasiliense, que afirma dirigir há 30 anos e nunca ter sido parado em uma blitz de trânsito.
Segundo Helena Raimundo, da comissão de educação de trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), "qualquer medida que não tenha fiscalização intensa cai no descrédito".
Para ela, a proibição do consumo de álcool ao volante deveria ser total.
Já os representantes dos motoboys criticaram a idéia do governo de proibir a circulação de motos entre as faixas. "É difícil eles conseguirem aprovar essa lei. As motos perderiam agilidade, e a cidade depende do serviço dos motoboys", diz o presidente do sindicato dos mensageiros motociclistas, Gilberto dos Santos.
O presidente da Associação Brasileira dos Motociclistas, Lucas Pimentel, diz que a entidade deve propor um protesto em todo o país. "Vamos escolher um dia para andar atrás dos carros e mostrar que o trânsito vai parar nas grandes cidades".


Colaborou RICARDO SANGIOVANNI


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