São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

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Gestão Kassab recua e suspende veto a motos na pista expressa das marginais

RICARDO SANGIOVANNI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A gestão Gilberto Kassab (DEM) recuou e suspendeu a experiência de proibir a circulação de motocicletas nas vias expressas das marginais Tietê e Pinheiros antes mesmo do início do teste, que começaria no próximo dia 11 de fevereiro. A decisão foi anunciada ontem, depois do fracasso do corredor exclusivo para motos, testado na avenida 23 de Maio na semana passada -e que agravou os congestionamentos.
A justificativa oficial dada pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, para ter recuado na restrição que vigoraria na pista expressa das marginais, foi a disposição do governo federal de acelerar no Congresso a derrubada do veto presidencial ao artigo 56 do código de trânsito, que proíbe a circulação das motos entre as faixas de veículos. "Não seria de bom senso investir em placas e sinalização", disse Moraes. O secretário afirmou que irá aguardar a discussão do assunto e que poderá retomar a proposta caso a proibição no Congresso não siga adiante nas próximas semanas.
"Não há qualquer constrangimento em fazer novas experiências. Não é porque aquele [da 23 de Maio] não deu certo que outros não vão dar", disse, negando que a repercussão negativa do teste na 23 de Maio tenha influenciado a decisão.
Dois integrantes do alto escalão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirmaram extra-oficialmente, entretanto, que esse fato também contribuiu para a decisão -já que a medida a ser votada no Congresso ainda deve demorar e, mesmo assim, não seria incompatível com a experiência planejada em São Paulo.
As experiências na 23 de Maio e nas marginais tinham sido anunciadas no mês passado pelo prefeito Kassab com a justificativa de evitar acidentes e mortes, mas havia a preocupação de desgaste político por conta dos transtornos.
Entidades que representam motociclistas e motoboys chegaram a fazer um protesto após o anúncio da restrição nas marginais e ameaçaram prejudicar o trânsito caso a prefeitura não recuasse na decisão.
Por conta das pressões, eles se reuniram com Alexandre de Moraes e técnicos da CET e apresentaram, na terça-feira, alternativas para a implementação de corredores exclusivos também nas marginais. A secretaria analisa dois projetos.
Uma das propostas apresentadas é a que propõe a redução das faixas de rolamento para a criação de uma faixa exclusiva para motos, de cerca de 1 metro, do lado esquerdo da pista.


Colaborou ALENCAR IZIDORO

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