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Gestão Kassab recua e suspende veto a motos na pista expressa das marginais
RICARDO SANGIOVANNI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) recuou e suspendeu a
experiência de proibir a circulação de motocicletas nas vias
expressas das marginais Tietê e
Pinheiros antes mesmo do início do teste, que começaria no
próximo dia 11 de fevereiro.
A decisão foi anunciada ontem, depois do fracasso do corredor exclusivo para motos,
testado na avenida 23 de Maio
na semana passada -e que
agravou os congestionamentos.
A justificativa oficial dada pelo secretário municipal dos
Transportes, Alexandre de Moraes, para ter recuado na restrição que vigoraria na pista expressa das marginais, foi a disposição do governo federal de
acelerar no Congresso a derrubada do veto presidencial ao artigo 56 do código de trânsito,
que proíbe a circulação das motos entre as faixas de veículos.
"Não seria de bom senso investir em placas e sinalização",
disse Moraes. O secretário afirmou que irá aguardar a discussão do assunto e que poderá retomar a proposta caso a proibição no Congresso não siga
adiante nas próximas semanas.
"Não há qualquer constrangimento em fazer novas experiências. Não é porque aquele
[da 23 de Maio] não deu certo
que outros não vão dar", disse,
negando que a repercussão negativa do teste na 23 de Maio
tenha influenciado a decisão.
Dois integrantes do alto escalão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirmaram extra-oficialmente, entretanto, que esse fato também
contribuiu para a decisão -já
que a medida a ser votada no
Congresso ainda deve demorar
e, mesmo assim, não seria incompatível com a experiência
planejada em São Paulo.
As experiências na 23 de
Maio e nas marginais tinham
sido anunciadas no mês passado pelo prefeito Kassab com a
justificativa de evitar acidentes
e mortes, mas havia a preocupação de desgaste político por
conta dos transtornos.
Entidades que representam
motociclistas e motoboys chegaram a fazer um protesto após
o anúncio da restrição nas marginais e ameaçaram prejudicar
o trânsito caso a prefeitura não
recuasse na decisão.
Por conta das pressões, eles
se reuniram com Alexandre de
Moraes e técnicos da CET e
apresentaram, na terça-feira,
alternativas para a implementação de corredores exclusivos
também nas marginais. A secretaria analisa dois projetos.
Uma das propostas apresentadas é a que propõe a redução
das faixas de rolamento para a
criação de uma faixa exclusiva
para motos, de cerca de 1 metro, do lado esquerdo da pista.
Colaborou ALENCAR IZIDORO
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