São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votorantim nega que tenha gerado buraco

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM VAZANTE

A Votorantim Metais diz, por meio de nota, que órgãos públicos competentes comprovaram que a mina de zinco não causa crateras nem contaminou o rio Santa Catarina.
Sobre a formação de dolinas -as crateras-, a empresa diz que "são eventos geológicos naturais que ocorrem em regiões calcárias e dolomíticas".
Sobre o rebaixamento do lençol freático, a empresa diz que tem licença para captar até 13,6 mil m3 de água por hora.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente, que emite licenças, diz que, além de avaliações dos relatórios encaminhados pela empresa, foram realizadas quatro fiscalizações no local entre junho de 2006 e setembro de 2008. Segundo o órgão, as exigências estavam sendo cumpridas.
"Se houver interrupção ou falsidade dos relatórios apresentados, a empresa também torna-se passível de punição", diz o Sisema, por meio de nota.
Segundo o procurador jurídico do município de Vazante, José Ferreira, a perícia de 2000 mostrou problemas temporários no rio, causadas por uma falha no depósito dos rejeitos da mina. "Queremos que uma nova perícia seja feita para comprovar que não há contaminação da água do rio", diz.
O DNPM foi contatado pela reportagem durante seis dias, mas não respondeu às questões. (CMC e GH)


Texto Anterior: Cidade em Minas é tomada por crateras em área mineradora
Próximo Texto: Primeiro ato: Demissão de John Neschling da Osesp gera "sinfonia" de silêncio e especulações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.