São Paulo, terça-feira, 01 de fevereiro de 2011

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Estrangeiros editam "Brazilian Style" sem "trabalhar com clichês"

O novo "hype" do Brasil na moda chegou ao mercado de livros. A editora francesa Assouline Publishing uniu-se ao diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, para lançar dois títulos, até o fim do ano, a respeito do estilo brasileiro.
O primeiro, intitulado "Brazilian Style", será lançado em setembro e consistirá numa coletânea de imagens do Norte ao Sul do país. O objetivo é revelar as particularidades da moda usada no Brasil, relacionando-a com desde manifestações artísticas até a cultura de rua.
"Não haverá imagens do Corcovado, mas terá, por exemplo, um retrato feito de chocolate pelo artista plástico Vik Muniz", disse Martine Assouline, dona da editora que lançará o livro, em coletiva no pavilhão da Bienal, onde ocorre a SPFW.
A obra é a terceira de uma série, que inclui os livros "American Style" e "Russian Style". O jornalista Armand Limnander, colaborador do jornal "The New York Times", viajará pelo país selecionando as imagens e assinará a publicação. "Não trabalharemos com clichês", diz Limnander.
Já o segundo livro, ainda sem data de publicação e nome definidos, reunirá uma série de imagens dos 15 anos da SPFW. "Temos um arquivo histórico que queremos compartilhar", diz o diretor do evento.
Entre as imagens, desfiles antológicos do evento, retratos dos estilistas que passaram e que ainda integram o time da SPFW, além de imagens de celebridades e fashionistas que passaram pelos corredores da Bienal ao longo desses 15 anos.
Segundo Borges, os dois livros são uma oportunidade de os próprios brasileiros conhecerem melhor sua própria moda. "Precisamos de um olhar distanciado para entender melhor nossa cultura de moda", afirma.


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